top of page

Heist Films Entertainment 

O cinema não apresenta apenas imagens, envolve-as num mundo.

Gilles Deleuze, A Imagem-Tempo.

 

Heist Films Entertainment, além de ser o título desta exposição, é o nome de uma produtora cinematográfica criada por Gustavo von Ha para desenvolver e distribuir trailers de filmes que nunca serão realizados. TokyoShow [A Busca do Amor], Gasolina [Hollywood em Chamas], Gasolina 2 – De volta ao fogo [Hollywood em Chamas 2] e Paranormal [Garota Diabólica] contam com peças publicitárias, atores e atrizes profissionais, páginas na internet e nas redes sociais redes, DVDs distribuídos em bancas de filmes piratas e cartazes, enfim, tudo que um filme de verdade deveria ter por convenção. No entanto, eles apenas emulam uma realidade que nunca é totalmente realizada.

 

Se por um lado a produtora não fornece ao público todas as imagens que poderiam compor um longa-metragem, ela abre as portas para o mundo que cada um desses trailers sugere. O espectador é confrontado com uma série de imagens, fragmentos narrativos, tons fotográficos, cenas e personagens que tecem a estrutura do universo de cada filme.

 

Esses universos possuem regras próprias e estabelecem temporalidades independentes, que se desenvolvem para além das imagens em movimento apresentadas nos trailers. Nesta operação, a superfície imagética não é opaca, mas sim translúcida, proporcionando um canal de comunicação entre o que é visível e o que é imaginável. É neste campo possível, do ainda por vir, que se desenvolvem os mundos virtuais de cada filme. A partir deste cruzamento da imagem, que cria temporalidades, o real e o objetivo dão lugar ao virtual e ao subjetivo.

 

Nesta exposição, porém, esse canal de comunicação é ativado em dois sentidos: o real alimenta o virtual e vice-versa. Os trailers são acompanhados de adereços de cena – usados ​​durante as filmagens ou criados posteriormente – junto com tomadas e documentos relativos ao processo de produção. São objetos e imagens que ganham corpo a partir de mundos virtuais estabelecidos pelos filmes.

 

Essa via de mão dupla proporciona ao público a possibilidade de reelaborar constantemente as narrativas e virtualidades do universo da Heist Films Entertainment, colocando em perspectiva a possibilidade contínua que o cinema proporciona: a criação de mundos.

 

 

Tomás Toledo

curador

 

 

bottom of page